Meu caro empresário, se os seus funcionários estão deixando sua empresa, hoje minha conversa é com você.
Se você não se preocupava com a equipe até este momento, você está atrasado no tempo e pode estar em perigo. Porém, ainda há tempo de refletir e tomar medidas rápidas e certeiras para reverter o problema ou amenizá-lo.
Convido-o a pensar sobre o que faz de você um apaixonado pelo seu negócio. Aquilo que você pensou de fato não é aquilo que seu funcionário dirá. Ele não pensa como você desde sempre e não tem os mesmos anseios, desejos e expectativas que você. Certamente, ele sempre pensou diferente, apesar de você imaginar que ele tivesse o mesmo pensamento e desejos que os seus. Ele não pensa como você, ele não deseja as mesmas coisas que você, enfim, ele não é você.
Então o que ele pensa, sente ou deseja você não conhece e, por este motivo, ele está indo embora. Simples assim.
De modo geral e mais superficial, alerto para 3 fatores pelos quais os funcionários desistem da empresa onde trabalham; e estão relacionados abaixo, sem ordem de intensidade ou importância, variando de empresa para empresa.
- Ausência de reconhecimento que leva à busca de melhor remuneração – Estar num lugar onde não se recebe retorno sobre o trabalho realizado, não se tem feedback daquilo que se faz e do caminho que se deve percorrer para ter sucesso, onde não há um olhar para o esforço despendido, é um ambiente desmotivador e desagradável. O sentimento é o de não fazer parte dele. É o de ser somente uma peça. E, sendo peça, é melhor buscar um outro local qualquer que seja ele, mas com melhor remuneração. Portanto, não é a remuneração que pesa na decisão de sair da empresa e, sim, o sentimento de não ser parte da equipe.
- Gestão ineficaz – É fato a falta de preparo da maior parte dos líderes que ocupam esses postos dentro das organizações. Se você, empreendedor, ainda não entendeu isso é porque está longe de ser um bom empreendedor. Estar desatento à sua equipe de líderes é não entender que dentro dos velhos “3 Ps” no negócio – Produto, Processo e Pessoas – os 3 são equitativamente importantes. Cuidar bem de um ou dois e não cuidar dos 3 de forma equilibrada é estar fadado a situações desesperadoras e desastrosas de falta de estruturação da equipe. Capacitar os líderes é condição sem a qual o sucesso do seu negócio acontecerá.
- Cultura Organizacional engessada – Preservar a cultura da empresa e primar por seus valores, aqueles que fazem parte dela desde o seu início é de grande importância, porque são o seu alicerce e são através deles e por eles que a empresa existe. Então devem ser conservados e cuidados com carinho. Contudo, eles jamais devem criar um clima organizacional engessado, frio, com tratamento descortês ou indiferente aos diversos estilos e valores de pessoas. Um clima de acolhimento e reconhecimento pelas diferenças é necessário para que as pessoas se sintam respeitadas em suas diferenças.
Nem todo ser humano se adaptará em determinada empresa e nem toda empresa é lugar para determinados seres humanos trabalharem. Mais do que nunca, hoje em dia, a pessoa certa no lugar certo é a bola da vez.
Quer saber mais sobre isso? Podemos conversar!
Artigo produzido por Roseli Macetti, da Persore RH
Site: https://persore.com.br/