Você pode separar muito bem a sua vida profissional e pessoal, acredito até que seja saudável fazê-lo, mas em determinado momento, aquele seu contato familiar, da faculdade, amigo de infância ou até mesmo aquela pessoa que você não se dava tão bem, pode ser um parceiro seu, te indicar para um cliente / fornecedor ou ainda ele próprio comprar seu produto e/ou serviço. Para isso acontecer, basta acionar o seu networking e conquistar a confiança dele.
Como realizar um bom Networking?
Muita gente atribui a palavra networking ao âmbito profissional e empresarial, até pela própria etimologia da palavra (net – rede; working – trabalho). Mas networking é algo que você pode e deve fazer em todas as esferas da sua vida.
Esse círculo da vida acontece com mais frequência do que imaginamos, por isso a importância de deixarmos as portas sempre abertas, onde quer que passemos, focando em prestar um bom serviço, em tratar cordialmente as pessoas, em respeitar opiniões contrárias. Não quero com isso dizer que devemos ser complacentes com tudo a todo momento, mas que devemos aprender a dizer não sem perder uma amizade, a pensar diferente e respeitar a opinião do outro e se desculpar, em caso de erro.
O mais legal é que esses contatos da esfera pessoal, te coloca também na profissional e isso faz com que as oportunidades sejam imensas, basta aproveitar a sua rede de contatos.
E para ter uma rede de contatos não custa quase nada. Então, por que muitos empreendedores não prestam atenção nisto?
Provavelmente porque exige tempo e dedicação. O networking bem feito pode ajudar muito a fazer o negócio crescer.
Frequente eventos, eles são ótimos lugares para conhecer pessoas que tenham a ver com sua empresa, como as feiras, por exemplo.
Quando estiver participando de cursos, palestras ou qualquer equipe de networking, vale a pena aproveitar os momentos pré, trans e pós evento como o coffee break. Este contato é o ganho secundário, além do conteúdo do evento. Vale até uma aproximação com o concorrente que esteja no mesmo local, trocar um cartão, aproveitando um espaço neutro.
O digital também contribui para que os empresários exercitem mais a habilidade de se conectar com pessoas e empresas e essa ferramenta pode ser muito interessante para qualquer perfil de negócio, afinal a rede viabilizou (ou democratizou) o investimento em mídia.
Não se preocupe demais em ter muitos contatos, pois não é a quantidade, é a qualidade que importa. Se não vai conseguir nutrir os contatos, perde-se o foco. Forçar uma aproximação ou mesmo enviar mensagens padronizadas para muita gente são ações que não ajudam a compor sua rede. A relação deve ser sempre cordial.
Por fim, cuidado com as suas ações, elas refletem muito mais do que imagina. #VamosPraCima