Empreender Sem Adoecer: Como o Cuidado com a Saúde Mental Pode Transformar Seus Resultados

Empreender Sem Adoecer: Como o Cuidado com a Saúde Mental Pode Transformar Seus Resultados

A verdade é que nem sempre fazemos uma correlação da saúde com o empreendedorismo. No mundo em que vivemos parece que o empreendedor não tem espaço para olhar para a saúde tanto física quanto mental e emocional, até porque ele precisa se dedicar e fazer acontecer, para que os resultados almejados cheguem.

Embora muitas vezes isso seja uma realidade, na prática não é bem assim, ano passado um estudo feito pela Endeavor, diz que 94% dos empreendedores brasileiros apresentaram algo relacionado a saúde mental, sendo primeiro deles a ansiedade seguida de ‘burnout’. Isso é bem preocupante, porém pouco se fala sobre isso. No entanto, a realidade está aí, os números não mentem e até você que está lendo esse artigo pode estar nessa situação.

Dentro do meu trabalho, eu costumo dizer que nós somos o resultado do nosso negócio. O que isso quer dizer? Quer dizer que, o que temos e carregamos dentro de nós se reflete no externo, na maneira que enxergamos nosso trabalho, afetando o negócio e os resultados. Mas nem tudo isso é tão consciente assim, podemos estar no famoso piloto automático onde não paramos para olhar as crenças que nos limitam, traumas do passado e padrões familiares que carregamos. Segundo o livro “Self-Skills” do psicólogo Ângelo Accorsi, 80% da nossa psique é inconsciente, portanto, as decisões que tomamos são baseadas nele, ou seja, embora pensemos que temos total controle da situação, na verdade não o temos. O nosso próprio inconsciente pode nos colocar nesse piloto automático.

Diante disso, a grande pergunta é: Será que você tem enxergado todas as pontas que levam ao resultado do seu negócio? Se você enxergasse algo novo e tivesse a chance de se libertar disso, empreender poderia ser mais leve? Quando eu falo em leveza, não significa não ter responsabilidade, obrigações e desafios, afinal a autorresponsabilidade é fundamental nesse processo. Porém, eu te convido a olhar sua vida e seu negócio através de novas lentes, talvez você se dê conta que tem carregado muitos pesos que nem são necessários nessa sua jornada e que estão afetando a sua saúde e o seu negócio.

Para manter nossa saúde em dia, realizamos ‘check-up’ preventivo. Isso também vale para a saúde mental e emocional, olhar e entender esses fatores, poderão te livrar de muitas ‘doenças’ e pesos desnecessários que estão te impedindo de alcançar o resultado que você tanto almeja e merece.

Este artigo foi escrito por Luiz Oliveira, que atua com Terapias e Consultoria Integrativa, membro da equipe Rne Virtude e Networker Nato de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *