É claro que a palavra fracasso tem um sabor ruim, todos nós queremos evitar essa situação, ninguém acorda de manhã pensando em ‘como fracassar mais e melhor’, não é mesmo?
Acontece que nem tudo o que planejamos acontece 100%
A questão é como aproveitar aquilo que considera um fracasso e seguir em frente, transformando aquilo que inicialmente deu errado em ações e aprendizado, evoluindo como pessoa e como profissional.
O primeiro passo é ter o entendimento que o fracasso tem seus pontos positivos também, ele te ajuda a conhecer novas pessoas e muitas vezes estas pessoas passam ou já passaram pela mesma situação que você. É um processo de seleção natural, sai da sua vida quem não deveria, entra quem deveria.
Outro fator importante é que se aprende, por bem ou por mal, a estabelecer as suas prioridades (carreira / dinheiro / amizades / saúde / lazer / amor / caridade) e a manter o foco nos assuntos importantes, deixando claro o que exige mais atenção em primeiro lugar. Isso tudo vai te inspirar para novas conquistas.
Tente tirar algo de bom nesta transformação, errar traz experiência e pode ser o gatilho para mudança dos padrões de comportamento. Pergunte a si mesmo: O que eu senti? O que houve? Prós e contras desta situação? O que pode ser feito para um melhor resultado?
Fracassar é um desafio que te coloca em uma situação da qual você tem duas escolhas: pode se vitimizar e entrar em uma bolha de lamentações ou agir e se transformar em uma pessoa proativa, assumindo responsabilidades, buscando soluções para o problema, traçando o seu próprio caminho, saindo da zona de conforto.
É claro que buscamos pelo sucesso o tempo todo, mas se tivermos consciência de que tirar algo do nosso fracasso poderá contribuir para o nosso crescimento, nossa vida será mais leve e próspera. O sucesso e o fracasso são dois lados da mesma moeda.
Resumindo: Fracasso é o sinônimo de comodismo / Sucesso é o sinônimo de ação
É fácil? Não!
É possível? Com certeza, basta querer … e agir.
Até a próxima!
#VamosPraCima