Programas de fidelidade: antes tarde do que mais tarde

Programas de fidelidade: antes tarde do que mais tarde

Muitas vezes vejo certa surpresa entre as pessoas quando digo que sou uma gestora de milhas. De fato, essa é uma nova profissão e há poucos profissionais qualificados no mercado. Mas quem conta com esse suporte tem como garantia a certeza de retorno. Isso porque os programas de fidelidade brasileiros evoluíram e representam oportunidades reais de economia com viagens e experiências de muito mais qualidade.

Dados recém-divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) revelam que no primeiro trimestre de 2024 o número de pontos/milhas emitidos atingiu 219,1 bilhões, 10,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Deste montante, 93,7% foram recebidos por meio de compras no varejo, indústria e nos bancos.

Por outro lado, o índice de pontos/milhas expirados ficou em 13,6%, menor número já registrado. Isso significa que o consumidor está mais consciente das oportunidades para potencializar e usufruir do acúmulo de milhas, e quem está atento às oportunidades sai na frente. A gestão profissional de milhas contempla:

 

Organização da carteira de milhas, conforme objetivos de viagem

Não é raro as pessoas terem milhas distribuídas em diferentes programas. Mas quando precisam emitir uma passagem não têm milhas suficientes e acabam pagando caro em um bilhete aéreo. Com a gestão, as milhas são administradas com estratégia. E isso resulta em mais viagens e viagens com mais qualidade.

 

Reposicionamento de cartões de crédito para melhor pontuação e benefícios

Isso contribui não apenas para acelerar a pontuação, mas também permite acesso a melhores benefícios, como acesso a salas VIP, seguro viagem, proteção de preço, proteção de compra, atendimento para pets, entre outros, com orientações para isenção de anuidade.

 

Compra de pontos a baixo custo

Essa é uma estratégia eficiente para acelerar a pontuação, especialmente quando há um objetivo de viagem definido. Na gestão, o cliente recebe recomendações sobre essas oportunidades, que são pontuais e acabam rapidamente. Isso permite usufruir de promoções que a maioria das pessoas não tem acesso, não sabe avaliar ou até mesmo realizar as operações.

 

Combinação de estratégias para potencializar o acúmulo de milhas

Em algumas situações, é possível combinar promoções para acelerar seus pontos. Por exemplo: compra de pontos a baixo custo com transferência imediata para a companhia aérea. Assinatura de clube para ganhar mais bônus, entre outros. 

 

Monitoramento de oportunidades de compras e emissões

O acompanhamento diário dos programas de fidelidade permite identificar oportunidades, como compras e transferências bonificadas, passagens aéreas com melhor custo-benefício e outras promoções vantajosas.

 

Se os programas de fidelidade ainda não estão no seu radar, fica o meu conselho: quem chega antes bebe água limpa. 

 

 

 

Este artigo foi escrito por Rejane Rodrigues, Gestora de Milhas, membra da equipe Rne Dinâmico e Networker Nata de Julho.

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