Muitas vezes vejo certa surpresa entre as pessoas quando digo que sou uma gestora de milhas. De fato, essa é uma nova profissão e há poucos profissionais qualificados no mercado. Mas quem conta com esse suporte tem como garantia a certeza de retorno. Isso porque os programas de fidelidade brasileiros evoluíram e representam oportunidades reais de economia com viagens e experiências de muito mais qualidade.
Dados recém-divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) revelam que no primeiro trimestre de 2024 o número de pontos/milhas emitidos atingiu 219,1 bilhões, 10,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Deste montante, 93,7% foram recebidos por meio de compras no varejo, indústria e nos bancos.
Por outro lado, o índice de pontos/milhas expirados ficou em 13,6%, menor número já registrado. Isso significa que o consumidor está mais consciente das oportunidades para potencializar e usufruir do acúmulo de milhas, e quem está atento às oportunidades sai na frente. A gestão profissional de milhas contempla:
Organização da carteira de milhas, conforme objetivos de viagem
Não é raro as pessoas terem milhas distribuídas em diferentes programas. Mas quando precisam emitir uma passagem não têm milhas suficientes e acabam pagando caro em um bilhete aéreo. Com a gestão, as milhas são administradas com estratégia. E isso resulta em mais viagens e viagens com mais qualidade.
Reposicionamento de cartões de crédito para melhor pontuação e benefícios
Isso contribui não apenas para acelerar a pontuação, mas também permite acesso a melhores benefícios, como acesso a salas VIP, seguro viagem, proteção de preço, proteção de compra, atendimento para pets, entre outros, com orientações para isenção de anuidade.
Compra de pontos a baixo custo
Essa é uma estratégia eficiente para acelerar a pontuação, especialmente quando há um objetivo de viagem definido. Na gestão, o cliente recebe recomendações sobre essas oportunidades, que são pontuais e acabam rapidamente. Isso permite usufruir de promoções que a maioria das pessoas não tem acesso, não sabe avaliar ou até mesmo realizar as operações.
Combinação de estratégias para potencializar o acúmulo de milhas
Em algumas situações, é possível combinar promoções para acelerar seus pontos. Por exemplo: compra de pontos a baixo custo com transferência imediata para a companhia aérea. Assinatura de clube para ganhar mais bônus, entre outros.
Monitoramento de oportunidades de compras e emissões
O acompanhamento diário dos programas de fidelidade permite identificar oportunidades, como compras e transferências bonificadas, passagens aéreas com melhor custo-benefício e outras promoções vantajosas.
Se os programas de fidelidade ainda não estão no seu radar, fica o meu conselho: quem chega antes bebe água limpa.
Este artigo foi escrito por Rejane Rodrigues, Gestora de Milhas, membra da equipe Rne Dinâmico e Networker Nata de Julho.