Uma economia de 50 mil no processo seletivo: as 3 estratégias que nos fizeram encontrar o candidato perfeito em 7 dias

Uma economia de 50 mil no processo seletivo: as 3 estratégias que nos fizeram encontrar o candidato perfeito em 7 dias

Se a sua empresa já organizou algum processo seletivo, você certamente já sentiu na pele o quão desgastante é ter que se preocupar não apenas com os candidatos, mas também com os custos e com o prazo apertado para uma nova contratação.

Há ainda o medo de contratar um candidato que, após começar o trabalho com sua equipe, mostra-se completamente inadequado para a função. É frustrante, não é?

Mas a verdade é que não precisa ser assim. Com as estratégias certas, qualquer processo seletivo pode se tornar extremamente eficiente, produtivo e econômico tanto para a empresa quanto para os candidatos.

Como eu sei disso? Porque eu e minha equipe na Conectaria conseguimos economizar 50 mil no processo seletivo para Analista Administrativo com foco em Exportação e Finanças do Frigorífico Xinguara, além de termos encontrado o candidato perfeito para a vaga em 7 dias usando 3 estratégias validadas.

 

E para te ajudar a replicar esse mesmo resultado nos seus processos seletivos, vou te contar exatamente que estratégias são essas.

 

  1. Descrever bem a vaga

Descrições genéricas, com pouca informação sobre os pré-requisitos, atribuições e sobre os benefícios da vaga, afastam candidatos potencialmente qualificados e correm o risco de atrair pessoas que não estão alinhadas com o que a empresa realmente quer.

 

Para impedir que isso acontecesse, a primeira estratégia que utilizamos foi alinhar bem os objetivos da empresa. Criamos uma descrição detalhada da função da vaga e o que eles esperam dos candidatos com relação ao comportamento e aos pré-requisitos.

 

Através dessa clareza, conseguimos descrever a vaga de forma que atraísse os candidatos mais desejáveis pela empresa e sem ter que recorrer a informações falsas ou práticas ilegais, como exigir mais de 6 meses de experiência do candidato dentro da vaga, por exemplo.

 

Após alinharmos com a empresa a descrição da vaga, passamos para a segunda estratégia indispensável para o sucesso do processo seletivo.

 

  1. Divulgar a vaga no lugar certo

Ao invés de cadastrarmos nossa vaga em qualquer site de vagas por aí, optamos por sermos estratégicos. Afinal, nosso objetivo era encontrar um candidato sério, que compartilhasse dos valores da empresa e se encaixasse na vaga perfeitamente.

 

Por isso, escolhemos o LinkedIn para divulgar a vaga, o que nos permitiu analisar o perfil dos candidatos dentro da plataforma, para além do currículo enviado na candidatura pelo e-mail. Esse cuidado, frequentemente subestimado pelas empresas, é fundamental para separar os candidatos que estão apenas procurando um emprego dos que querem construir uma carreira.

 

Com essa estratégia, diminuímos muito o tempo de busca e filtramos bem as pessoas que se candidataram, o que nos levou, enfim, à estratégia final que contribuiu para a economia da empresa e para encontrarmos a pessoa perfeita para o cargo.

 

  1. Conduzir bem a entrevista

Enfim, com os melhores candidatos selecionados, chegou a hora da entrevista que definiria o sucesso de todo o processo seletivo.

A chave para que tudo corra bem nesta etapa é fazer as perguntas certas. Se sua empresa tem uma expectativa sobre valores, ideais, perfis e dinâmica dos candidatos, é nesse momento que você precisa descobrir se o entrevistado é realmente compatível com o cargo.

Por exemplo, se sua empresa tem uma cultura de inovação, mas o entrevistado claramente demonstra ter um perfil mais tradicional em seu trabalho, ainda que ele seja qualificado, provavelmente não se sairá bem no cargo.

Foi justamente por isso que deixamos nossos entrevistadores a par de tudo que a empresa desejava em um colaborador, de modo que todas as perguntas relevantes foram feitas.

O resultado disso tudo?

 

 

No sétimo dia, contrataram o candidato perfeito para a vaga, com a satisfação de ter economizado 50 mil no processo seletivo.

 

Os próximos passos da sua empresa

 Percebe como nenhum processo seletivo precisa ser demorado e custoso?

Com essas 3 estratégias, encontrar o candidato perfeito para a vaga que você precisa preencher na sua empresa se torna muito mais simples e tranquilo.

Mas, eu sei que aplicar isso tudo sozinho pode parecer desafiador e apenas mais um trabalho para pessoas que, como você, já tem muito o que fazer gerenciando seu negócio.

É exatamente por isso que eu quero tirar essa preocupação das suas mãos e te trazer os mesmos resultados que já trouxe para outros processos seletivos extremamente bem sucedidos, não importa a vaga nem o nicho da empresa.

Então, se você precisa fazer um processo seletivo, clique no link abaixo para acessar o nosso site e ter, de forma eficiente e otimizada, o melhor candidato que a sua empresa busca diretamente nas suas mãos.

https://conectaria.com.br/

 

Espero que essas orientações te ajudem a encontrar os candidatos que vão ajudar a crescer sua empresa em 2025!

 

 

João Pedro Bradley é sócio da Conectaria, Networker Nato e membro da equipe Rne Conexão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *