A identificação de uma Crise Empresarial e como proceder

A identificação de uma Crise Empresarial e como proceder

A sorte de quem nunca vivenciou uma crise empresarial é imensa, seja como sócio, colaborador ou parceiro de negócios. No entanto, é certo que toda empresa, independentemente do porte ou segmento, eventualmente enfrentará uma crise.

Até mesmo grandes empresas renomadas, como Apple, BMW, Marvel, Lego, Nokia e Nintendo, já passaram por adversidades significativas em algum momento de suas trajetórias.

Uma crise empresarial pode ser definida como o surgimento de um ou mais problemas com um impacto significativo nas operações e serviços de uma empresa. E se não for tratada adequadamente e de forma oportuna, essa crise pode levar ao encerramento das atividades da empresa, resultando na temida falência.

As causas das crises empresariais são diversas e podem incluir fatores técnicos, como problemas de geração de caixa, operações ineficientes ou baixa qualidade de produtos ou serviços. Além disso, fatores de mercado, como crises no segmento, aumento da concorrência ou mudanças no mercado, também podem desencadear uma crise. Outras causas incluem conflitos entre sócios, falta de inovação, investimentos equivocados, empréstimos excessivos e problemas de gestão, além de eventos imprevistos, como acidentes, causas naturais e causas criminais.

A crise para o empresário pode desencadear uma série de desafios emocionais, incluindo medo, perda de orgulho, conflitos familiares e até mesmo a ameaça de separação, especialmente quando os sócios são um casal. Muitos empresários se sentem isolados e envergonhados, sem saber a quem recorrer, e acabam descontando sua frustração nos funcionários ou desabafando com amigos, o que pode resultar no afastamento dessas relações e aprofundar ainda mais a sensação de abandono. Em meio à crise, a angústia pode se tornar esmagadora, levando até mesmo à depressão.

No Brasil, 94,1% dos empreendedores de alto impacto afirmam ter vivenciado ao menos uma condição adversa de saúde mental. A ansiedade é a mais frequente (85%), seguida de burnout (37%), ataque de pânico (22%) e depressão (21%). É o que mostra um estudo inédito da Endeavor. O estudo “Saúde e performance de pessoas empreendedoras” ouviu 118 empreendedores líderes de startups e scale-ups (empresas com alta base tecnológica que crescem de forma acelerada em geração de renda e empregos).

O remédio adequado, no momento oportuno, faz toda a diferença no tratamento eficaz de um paciente com problemas. No Brasil, é cultural o desejo de ajudar o próximo, mas será que apenas indicar um psicólogo para um casal de sócios em crise empresarial é suficiente para resolver seus problemas? Da mesma forma, será que apenas um consultor financeiro pode resolver questões como operações ineficientes ou margens negativas? E um consultor de processos, será capaz de lidar com a falta de capital de giro para compra de matérias-primas?

Em uma situação crítica, como uma UTI, é vital estabilizar o paciente antes de qualquer corte, demissão, ou cobranças por resultados. Da mesma forma, em uma empresa enfrentando uma crise, é necessário diagnosticar os problemas principais antes de implementar mudanças de longo prazo. Se uma solução demora demais para dar resultados, é possível que o diagnóstico e os remédios não estejam adequados. É crucial contar com especialistas experientes, com histórico comprovado de sucesso, para realizar esse diagnóstico e implementar mudanças rápidas e eficazes na empresa.

Após estabilizar a situação, aí sim, as mudanças de médio prazo podem ser executadas, elevar a capacidade de produção, buscar os recordes de eficiência, implementar controles, identificar e buscar as oportunidades comerciais não exploradas, definir metas atingíveis, planejamento, pode-se até realizar a antecipação das dívidas e valores em atrasos etc.

Essas ações devem resultar em melhorias em vendas, controle de custos e despesas, aumento de margens, gerando lucros para a empresa. Com a volta dos lucros, organiza-se possíveis investimentos em pontos chave para a empresa crescer, realiza-se treinamentos de pessoas estratégicas e o pagamento do principal das dívidas. Por último, com o que sobrar, reiniciamos a distribuição de lucros.

Especialistas são fundamentais para superar desafios e alcançar o sucesso empresarial. Afinal, nunca se viu um grande empresário que não esteja cercado por especialistas em diversas áreas.

 

Heitor Hirota é Networker Nato – Março, e é Consultor Empresarial Para Situações de Crise

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